AQUI O GIR É LEITEIRO​

Nosso trabalho acima de tudo é fazer aquilo que mais gostamos. Cuidamos e criamos animais da Raça Gir, explorando a sua principal aptidão que é a produção de sólidos lácteos a pasto. Promovemos um trabalho cuidadoso de melhoramento genético da raça por meio da identificação e seleção de animais geneticamente superiores que tenham características de produção, de conformação, de manejo e de fertilidade. Criamos nossos animais 100% a pasto, com ordenha manual e bezerro ao pé, respeitando seu comportamento e assegurando que o manejo proporcione o bem estar animal.

Oferecemos uma solução para quem quer iniciar a seleção da raça Gir e principalmente para o acasalamento dirigido para a produção de leite na formação do Girolando.

A RAÇA GIR

O gado Gir é proveniente da Índia, e tão logo entrou no Brasil, despertando a atenção dos pecuaristas por sua dupla aptidão (trabalho e leite). Devido a tal característica, é chamada de raça mista, por produzir carne e leite. Os animais surpreenderam por sua elevada capacidade de produção de leite, hoje, identificada pelos programas de melhoramento genético da raça, que trabalha no constante aprimoramento tanto da qualidade genética do rebanho, quanto da capacidade de produção.

O Gir tem uma caracterização racial bastante peculiar, se distingue por uma variedade de pelagens, pelo perfil craniano ultraconvexo (com fronte larga, lisa e proeminente), com uma marrafa bem jogada para trás (onde nascem os chifres de seção elíptica, achatada, grossos na base, saindo para baixo e para trás), e por possuir o temperamento dócil, foi fator que contribuiu para a sua expansão no Brasil.

O Gir é reconhecidamente o zebuíno de maior produtividade leiteira em clima tropical.
A raça apresenta características adequadas, oportunas e peculiares para alcançar crescentes níveis de progresso na pecuária leiteira mundial.

Por ser uma raça originária da Índia, um país tropical, e com muitas semelhanças das condições brasileiras, o Gir encontrou no Brasil ambiente propício para expressar seu potencial na produção de leite. A raça caracteriza-se pela resistência a endo e ectoparasitas. Outra característica é o sistema termorregulador que permite que a vaca tolere altas temperaturas sem entrar em estresse térmico, comum em outras raças leiteiras, principalmente as europeias. Tem grande capacidade de converter pastagens em leite, tornando o custo de produção da atividade mais baixo do que os animais confinados. Por apresentar maior rusticidade e resistência a raça dispensa a grande utilização de medicamentos e carrapaticidas que deixam resíduo no leite.

O Leite produzido pelas vacas Gir é de grande qualidade nutricional. O Gir produz um leite com grande porcentagem de gordura e proteína, sendo assim um produto bastante apreciado pela indústria de laticínios.

Outra vantagem é a produção do Leite A2A2, que diminui a incidência de alergias a determinada proteína do leite, comum em outras raças leiteiras.

NOSSAS MATRIARCAS

A história nos ajuda a contar o presente e trilhar o caminho para o futuro.
As 2 matrizes abaixo representam um estrato da nossa história com a raça Gi

africana-da-ne

AFRICANA DA NE

urca-da-ne

URCA DA NE

Filha de Fonético da Matinha VR (Hindostani Imp) em uma matriz de nome Canela. Matriz de extrema aptidão leiteira e produtividade. Deixou diversas filhas, dentre a 94 da NE (Divindade da NE) - C7787

Matriz de procedência do rebanho de Franca. Extremamente leiteira e produtiva. Dentre suas filhas deixou Agulha da NE - C7743

NOSSAS FAMÍLIAS

A Genética da Fazenda Nova Estiva é baseada em 3 pilares: A raça Gir, a mansidão dos animais e a produção de sólidos lácteos.

Confira a ficha técnica das principais Famílias formadoras do nosso rebanho

Dúvidas? Fale Conosco

Em breve, nossa equipe retornará seu contato.